quinta-feira, 25 de outubro de 2007

E estamos nós neste momento a pagar o jantar ao Presidente Putin...


Principais factos do caso Alexander Litvinenko

Londres, 22 mai (EFE).- A Promotoria britânica anunciou hoje que acusará o ex-agente russo Andrei Lugovoi pelo assassinato do ex-espião Alexander Litvinenko, que morreu em Londres em 2006, envenenado com uma alta dose da substância radioactiva polónio-210. Estes são os eventos anteriores à acusação do suspeito:


2006
- 7 de outubro - A jornalista russa Anna Politkovskaya, grande crítica do Kremlin e da guerra na Chechénia, é morta a tiro em Moscovo. Em Londres, o ex-espião russo Alexander Litvinenko, outro detrator do presidente russo, Vladimir Putin, começa a investigar o assassinato.
- 1 de Novembro - Litvinenko reúne-se no hotel Millennium de Londres com dois compatriotas, entre eles Andrei Lugovoi, ex-agente do KGB, antigo serviço de espionagem soviético. No mesmo dia, ele encontra-se num restaurante japonês com o académico italiano Mario Scaramella, que tem contatos no mundo da espionagem. Horas depois, o ex-espião sente-se mal e é internado no Barnet Geral Hospital, no norte de Londres.
- 11 de Novembro - Litvinenko concede uma entrevista ao serviço russo da rede "BBC" na qual afirma sentir-se muito mal após um "grave envenenamento". Sobre a reunião com Scaramella, diz que o italiano lhe passou documentos relacionados com os supostos assassinos de Politkovskaya.
- 17 de Novembro - Litvinenko é transferido para o University College Hospital, no centro de Londres, e a sua saúde piora vertiginosamente.
- 19 de Novembro - A notícia da sua possível intoxicação chega à imprensa britânica, que descreve Litvinenko como um firme opositor de Putin e sugere que este pode ter sido envenenado com tálio.
- 20 de Novembro - O doente é levado à unidade de terapia intensiva do University College Hospital, que divulga imagens de um Litvinenko muito magro e com grande perda de cabelo.
- 21 de Novembro - O toxicólogo John Henry, um dos médicos que atendem o ex-espião, afirma que ele foi envenenado com "tálio radioactivo".
- 22 de Novembro - O Serviço de Espionagem Exterior (SVR) da Rússia nega qualquer envolvimento no seu aparente envenenamento.
- 23 de Novembro - Após uma grave deterioração da sua saúde, Litvinenko morre às 21h21 sem que os médicos descubram o motivo da sua doença. A Scotland Yard assume a investigação da morte.
- 24 de Novembro - A Agência de Protecção da Saúde britânica confirma que foi encontrada na urina de Litvinenko uma grande quantidade de radiação alfa provavelmente emitida por uma substância radioactiva denominada polónio-210. Em carta divulgada após a sua morte, Alexander Litvinenko acusa Putin de estar por trás do suposto crime.
- 26 de Novembro - A Scotland Yard admite como "suspeita" a morte de Litvinenko.
- 27 de Novembro - Três pessoas são enviadas a uma clínica especializada para serem submetidas a testes de contaminação radiológica.
- 28 de Novembro - É realizada a autópsia do corpo do ex-espião.
- 29 de Novembro - São encontrados vestígios de uma substância radioactiva em dois aviões da British Airways e em vários estabelecimentos e hotéis de Londres.
- 4 de Dezembro - Nove detectives da Scotland Yard chegam a Moscovo para investigar a morte de Litvinenko.
- 6 de Dezembro - A Polícia britânica anuncia que considera que a misteriosa morte do ex-espião russo tenha sido um assassinato.
- 7 de Dezembro - A Rússia abre a sua própria investigação sobre a morte do ex-agente.
- 18 de Dezembro - A Scotland Yard encerra suas investigações em Moscovo após interrogar seis testemunhas.
- 24 de Dezembro - Scaramella é detido pela Polícia italiana ao chegar a Nápoles sob suspeita de suposto tráfico de armas, revelação de informação privilegiada e calúnia agravada.

2007
- 18 de janeiro - A Agência de Protecção da Saúde informa que o total de atingidos pelo isótopo radioactivo polónio-210 chega a 128.
- 26 de Janeiro - A Procuradoria Geral da Rússia descarta a possível extradicção do empresário russo Lugovoi, principal suspeito no assassinato de Alexander Litvinenko.
- 31 de Janeiro - A Polícia Metropolitana de Londres entrega à Promotoria o relatório com as suas investigações sobre o caso Litvinenko, para que decida se podem ser apresentadas acusações.
- 15 de Fevereiro - A Agência de Protecção da Saúde indica que 16 pessoas enfrentam um risco para a sua saúde a longo prazo após terem sido contaminadas com polónio-210.
- 20 de Fevereiro - A Polícia recebe um grupo de detectives russos que viajou ao Reino Unido para investigar o assassinato de Litvinenko.
- 22 de Maio - A Promotoria britânica anuncia que apresentará acusações contra Lugovoi pelo assassinato de Litvinenko, enquanto a ministra de Exteriores, Margaret Beckett, pede a colaboração das autoridades russas.

Sem comentários: